Acompanhe nas redes sociais
Rua Industrial Luíz Calheiros Júnior, 110 Farol | Maceió
(82) 3241-7435 | 3241-7107 | 98752-9547

Exames

Endoscopia

A endoscopia é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado).
É um exame relativamente rápido, com duração total de 10 a 20 minutos.
Não é preciso ser internado, e o paciente pode voltar para casa logo após o final do exame, mas sempre com a presença de um acompanhante. A endoscopia também pode ser usada para a realização de biópsias e tratamento de alguns problemas, como úlceras ou varizes sangrantes.
Para se realizar a endoscopia, o paciente é colocado de lado e uma veia do braço é puncionada para administração de medicamentos sedativos e analgésicos. Um protetor bucal de plástico é colocado entre a boca e o endoscópio para impedir o paciente de mordê-lo.
O endoscópio é introduzido apenas no trato digestivo, não havendo nenhuma interferência no trato respiratório; o paciente não sente dificuldade alguma em respirar.
Caso encontre lesões suspeitas, o médico pode realizar biópsias, retirando pequenos pedaços da mucosa para posterior avaliação por um médico patologista. A biópsia é procedimento indolor. Se o médico encontrar pólipos, os mesmos podem ser retirados. No caso de lesões sangrantes, o gastroenterologista pode cauterizar a lesão, estancando a perda de sangue. O endoscópio também serve para dilatar estreitamentos do esôfago ou para retirar objetos estranhos que tenham sido engolidos.

PREPARO

>Documento de identificação pessoal com foto;
>Requisição do Exame;
>Carteirinha do convênio médico;
>Guia ou autorização prévia do convênio (quando necessária);
>Comparecer 15 minutos antes do horário agendado;
>Trazer exames anteriores (endoscopia, colonoscopia, enema opaco, tomografia)
>Comunicar se apresenta alguma alergia, e se usa medicamentos como aspirina e anticoagulantes.
>Vir acompanhado de pessoa maior de 18 anos, que deverá estar o tempo todo no estabelecimento até a alta do paciente. Não é permitido acompanhar o exame, caso não seja da área de saúde. O paciente receberá um sedativo para a realização do exame, o que o impedirá de dirigir ao acordar ou, até mesmo, ser transportado em garupa de motocicleta. Não tente infringir estas orientações, ou poderá por sua vida em risco;
>Jejum absoluto (inclusive água) 8 horas antes do exame. É importante que o estômago esteja vazio para que não haja risco do paciente vomitar durante o exame, com risco de aspiração, e para que o médico possa visualizar todo interior sem ser atrapalhado por restos de alimentos.

Outras Indicações

o Traga sua medicação habitual para tomar, se necessário, após o exame.
o Retire próteses dentárias antes da realização do exame e as entregue à enfermeira da sala.
o A maioria dos medicamentos pode ser mantida até 2 horas antes da endoscopia. Devem, no entanto, ser tomados com pequenos goles de água, para não chegar na hora do exame com o estômago cheio. Alguns remédios podem necessitar de ajustes na dose, tais como medicamentos para a diabetes, devido ao jejum que deve ser feito por até 8 horas antes da endoscopia. A decisão de suspender medicamentos antiplaquetários (ex: clopidogrel ou ticlopidina) ou anticoagulantes (ex: heparina ou varfarina) deve ser individualizada, tendo em conta o risco de hemorragia durante a endoscopia. Os pacientes que usam aspirina em dose baixa geralmente não precisam suspendê-la antes do procedimento.
o Não é preciso tomar antibióticos para realização dos exames.

SEDAÇÃO E ANESTESIA

Na maioria dos casos o exame é feito com o paciente sob sedação consciente, isto é, dormindo, porém com alguns reflexos mantidos. Poderá ser utilizado um spray anestésico na garganta, antes do início da sedação. A finalidade da sedação é tornar o exame confortável para o paciente, eliminando a sensibilidade à introdução do endoscópio. Ao final da endoscopia, o paciente fica em observação até estar totalmente desperto, o que geralmente acontece em 10 a 15 minutos, dependendo da sensibilidade do paciente e do medicamento utilizado na sedação. Apesar de acordar pouco tempo após o exame, não é recomendado dirigir no dia do exame, uma vez que os reflexos poderão ficar comprometidos por algumas horas, aumentando o risco de acidentes.
Algumas pessoas podem se queixar de um leve desconforto na garganta após o exame, que pode permanecer por 1 a 2 dias. A maioria dos pacientes já têm condições de se alimentar após chegarem em casa.

COMPLICAÇÕES

A endoscopia digestiva é um procedimento bastante seguro, com baixo risco de complicações na maioria dos pacientes. No Centro Médico MonteSanti os aparelhos são devidamente esterilizados, seguindo protocolos internacionais, não havendo risco de contrair infecções durante o procedimento.
A atual taxa de complicações de 0,0002% nas endoscopias apenas diagnósticas e 0,15% nas endoscopias em que uma intervenção é realizada. O risco de perfuração do esôfago ou estômago é menor que 0,03%, e é geralmente associado à presença de doenças graves nestes órgãos.

Gostaria de agendar uma consulta?
Clique aqui e preencha o formulário