Acompanhe nas redes sociais
Rua Industrial Luíz Calheiros Júnior, 110 Farol | Maceió
(82) 3241-7435 | 3241-7107 | 98752-9547

Exames

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que ajuda a avaliar o interior do cólon (intestino grosso), utilizado para diagnosticar diversos problemas no intestino, como câncer, úlceras, divertículos, entre outros. Dura aproximadamente 15 a 60 minutos e, depois do exame, o paciente deve ficar em recuperação entre 30 minutos a 1 hora.
É recomendada a realização de colonoscopia a partir dos 45 anos, com intervalos geralmente entre 3 a 5 anos, dependendo dos achados durante o exame e da história pregressa. A colonoscopia não dói, e é recomendada em casos de presença de sangue nas fezes, dor abdominal, diarreia crônica ou alterações bruscas no funcionamento intestinal. O desconforto que a colonoscopia provoca é devido ao ar usado para inflar o cólon. O paciente costuma sentir cólicas, que podem ser mais fortes ou mais fracas dependendo de cada caso. Como se injeta ar para dentro do intestino, durante o exame, o paciente frequentemente sente vontade de eliminar flatos (gases).

PREPARO

>Documento de identificação pessoal com foto;
> Requisição do Exame;
> Carteirinha do convênio médico;
> Guia ou autorização prévia do convênio (quando necessária);
> Comparecer 15 minutos antes do horário agendado;
> Trazer exames anteriores (endoscopia, colonoscopia, enema opaco, tomografia)
> Comunicar se apresenta alguma alergia, e se usa medicamentos como aspirina e anticoagulantes.
> Vir acompanhado de pessoa maior de 18 anos, que deverá estar o tempo todo no estabelecimento até a alta do paciente. Não é permitido acompanhar o exame, caso não seja da área de saúde. O paciente receberá um sedativo para a realização do exame, o que o impedirá de dirigir ao acordar ou, até mesmo, ser transportado em garupa de motocicleta. Não tente infringir estas orientações, ou poderá por sua vida em risco;
> Jejum absoluto (inclusive água) 8 horas antes do exame. É importante que o estômago esteja vazio para que não haja risco do paciente vomitar durante o exame, com risco de aspiração, e para que o médico possa visualizar todo interior sem ser atrapalhado por restos de alimentos.
> O objetivo do preparo de cólon é que o paciente esteja evacuando apenas líquido claro, sendo necessária a ingestão de laxativos como dulcolax, bisacodil, lactopurga, manitol, picoprep, de acordo com a orientação do seu médico. - BAIXE AQUI - 

Outras Indicações

o Ao fazer a marcação, você vai receber informações, por escrito, sobre os cuidados e o tipo de alimentação indicados antes do exame. As recomendações sobre os alimentos permitidos devem ser seguidas rigorosamente conforme orientação.
o Você deve informar ao seu médico todos os medicamentos que toma, para que ele possa saber se há alguma droga que deva ser suspensa antes do exame. A maioria dos medicamentos não precisa ser interrompida, porém, alguns podem necessitar ajuste das doses, como no caso dos medicamentos para o diabetes, devido à restrição da ingestão de alimentos antes do procedimento. Também é importante avisar ao médico quanto ao uso de medicamentos à base de ferro, pois estes podem atrapalhar a visualização do cólon.
o Drogas que agem na coagulação são as que devem receber maior atenção, já que o médico pode optar por retirar pequenas amostras de tecido intestinal durante a colonoscopia, ou fazer a retirada de lesões encontradas durante o exame. Habitualmente, a aspirina, clopidogrel e os anti-inflamatórios, que inibem a ação das plaquetas, não precisam ser interrompidos antes da colonoscopia. A maior preocupação é em relação a anticoagulantes, como heparina e warfarina. Nestes casos, a decisão de interromper cabe ao médico, que irá avaliar os riscos e os benefícios.


SEDAÇÃO E ANESTESIA

Na maioria dos casos é feito com sedação mais profunda e um anestesiologista é chamado para acompanhar o exame.
O grau de sedação é decidido de acordo com a sua sensibilidade ao medicamento sedativo e com suas condições clínicas. Pacientes obesos, e aqueles com doenças cardíacas ou pulmonares, por exemplo, não toleram bem sedações mais profundas. O ideal é sempre realizar o exame com o mínimo de sedação necessário para que o paciente se sinta bem e permita a realização adequada da colonoscopia.
O desconforto mais comum após o exame é uma sensação de distensão abdominal, que ocorre como resultado do ar introduzido durante o exame. Este incomodo geralmente se resolve rapidamente.
O paciente deve sempre ir acompanhado para o exame, pois alguém terá que ajudá-lo a voltar para casa. Da mesma maneira, não deve trabalhar após o exame, nem dirigir veículos ou operar máquinas pesadas neste dia.
Após chegar em casa, o paciente pode lanchar ou jantar, se assim desejar. Se o médico tiver retirado um ou mais pólipos, é possível que ele indique uma dieta especial para os próximos dias. Nos casos em que houve retirada de pólipos ou biópsia de lesões suspeitas, uma pequena quantidade de sangue nas fezes nas primeiras evacuações após o exame é normal. Todavia, grandes quantidades de sangue e/ou sangramento persistente nas fezes não são habituais e devem ser comunicados ao médico.
Cólicas e eliminação de flatos podem ocorrer durante uma ou duas horas após o procedimento. Se você ainda estiver cheio de gases ao chegar em casa, andar ajuda a eliminá-los.

COMPLICAÇÕES

A colonoscopia é um exame bastante seguro, porém, como qualquer procedimento médico, há sempre risco de problemas. A taxa de complicações é 0,2% e o risco de morte é de 0,007%. As complicações são mais comuns quando se necessita retirar um ou mais pólipos. Ainda assim, o risco é muito baixo.
Sangramentos podem ocorrer a partir de biópsias ou remoção de pólipos, mas é geralmente mínimo e podem ser facilmente controlados. Outra complicação possível, mas rara, é a perfuração do cólon.
É possível ter efeitos colaterais dos medicamentos usados para sedação.
No Centro Médico MonteSanti os aparelhos são devidamente esterilizados, seguindo protocolos internacionais, não havendo risco de contrair infecções durante o procedimento.
Você deve entrar em contato com o seu médico imediatamente se após o exame tiver qualquer um dos seguintes sintomas:
– Dor abdominal intensa (não apenas cólicas dos gases).
– Grande distensão do abdômen.
– Vômitos
– Febre
– Sangramento nas fezes persistente ou em grande volume.

Gostaria de agendar uma consulta?
Clique aqui e preencha o formulário